A anatomia do cérebro é diferente em cada pessoa, indica estudo

Fatores genéticos e o desenvolvimento pessoal de cada indíviduo são responsáveis por uma incrível singularidade: de acordo com estudos da Universidade de Zurique, na Suíça, o cérebro de cada pessoa tem características anatômicas únicas. Para o cientista Lutz Jäncke, responsável pela pesquisa, a estrutural cerebral seria tão distinta em cada indivíduo como as impressões digitais.

Para realizar essa investigação, Jäncke estudou o cérebro de 200 pessoas saudáveis por meio de exames de ressonância magnética. Durante um período de dois anos, os participantes da pesquisa foram analisados em seis ocasiões. Como conclusão, foi possível observar quase 450 características diferentes, como o tamanho total do cérebro, a espessura do córtex (camada mais externa do órgão) e o volume da massa cinzenta (que realiza a função de interpretar os impulsos nerovsos do organismo).

Fatores genéticos e vivências de cada participante do experimento foram determinantes para a constituição cerebral. De acordo com os pesquisadores, o simples fato de uma pessoa ter quebrado seu braço em um determinado momento de sua vida alteraria a espessura da área cerebral responsável pelo controle e pelo movimento muscular.

Indivíduos que realizam atividades relacionadas à coordenação motora fina (como músicos) apresentavam uma determinada característica anatômica cerebral. Por outro lado, pessoas que utilizam o cérebro para outros tipos de habilidades, como a leitura, tinham caracteríticas diferentes.

Para Jäncke, o estudo é um grande avanço em relação à neurociência, possibilitando que a comunidade científica tenha uma interpretação mais individualizada para as diferentes condições neurológicas que ainda são pouco compreendidas.

Fonte: Galileu