Angioma Cavernoso

Angioma Cavernoso ou Cavernoma, é uma malformação dos vasos sanguíneos que acomete frequentemente o sistema nervoso central. Os vasos sanguíneos possuem paredes finas e inelásticas, facilitando o seu rompimento e aumento da pressão cerebral.

A maioria dos casos é congênita, mas o tratamento vai variar de acordo com o risco de sangramento, o tamanho e a localização da malformação.

Se o paciente não apresenta sintomas e o cavernoma for pequeno, exames seriados deverão ser realizados para acompanhar a sua situação.

Se o paciente tiver crises convulsivas, ele também deve realizar exames, além de começar o tratamento clínico para reduzir as crises. Caso o tratamento clínico não resolva, o paciente deverá ser operado.

No caso de sangramentos, o paciente deve ser imediatamente operado afim de evitar que futuros sangramentos.

Além da convulsão, podem haver dores de cabeça, perda de força, paralisia, visão dupla, transtornos visuais ou dificuldades na fala.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito principalmente por ressonância magnética. Independentemente do paciente ter ou não sintomas, é necessário o acompanhamento médico contínuo.