Você é viciado em chocolate? Toda semana tem o hábito de comer pelo menos um pedaço? Um estudo realizado na Austrália indicou que existe possibilidade entre a ligação de qualquer consumo de chocolate e melhorias no desempenho cerebral. A pesquisa foi realizada pela especialista em nutrição Georgina Crichton, da Universidade do Sul da Austrália. O estudo começou na década de 1970, nos Estados Unidos, e mais de mil pessoas foram analisadas durante 30 anos.
A finalidade do estudo era tentar identificar a relação da pressão sanguínea e o desempenho do cérebro. Depois, resolveram ampliar o leque e observar outros fatores de risco cardiovascular como, por exemplo, diabetes, fumo e obesidade. No total, a pesquisa teve sete coletas de dados e foram feitas com intervalos de cinco anos.
O resultado indicou que as pessoas que comiam o doce pelo menos uma vez na semana tinham um desempenho melhor em várias tarefas cognitivas ao serem comparadas com às que comiam o chocolate em um tempo maior.
A pesquisa analisou vários fatores como memória verbal, visual e espacial, organização e raciocínio abstrato, além de habilidade para recordar uma lista de palavras e objetos. Na história, já existe uma crença sobre os benefícios do chocolate, mas agora a ciência está estudando e identificando.
Há muito tempo, por exemplo, os flavonóides do cacau são associados a benefícios cardiovasculares. E não é à toa que muitas pessoas se sentem melhor comendo chocolate. Seja para aliviar um estresse, uma tensão antes da prova ou simplesmente para degustar.
Antigamente, o foco das pesquisas era o chocolate amargo, por ter uma concentração maior de flavonóides, mas agora acredita-se que não importa se o consumo é o mais escuro ou ao leite, pois todos proporcionam muitos benefícios.
No estudo, as pessoas registraram o seu próprio consumo e tipo de chocolate, além disso, dados nacionais sobre a dieta americana mostrou que o chocolate ao leite foi o mais consumido entre os participantes. Isso mostrou uma associação positiva, sem isolar o chocolate amargo. Todavia, ainda não sabe o motivo de o chocolate provocar melhorias no desempenho cognitivo do cérebro. Mas pelo menos temos mais uma razão para andar sempre com uma barra de chocolate!