Como nosso cérebro nos torna quem somos

O que você faria se tivesse que responder a dezenas de milhares de comandos e comunicar-se com mais de mil pessoas ao mesmo tempo, sendo que essa troca de informações pode mudar o tempo todo? Se você fosse um neurônio, não teria problema algum. Agora imagine toda essa atividade sendo exercida por cerca de 86 bilhões de células neurais (considerando apenas o encéfalo), meticulosamente contadas por neurocientistas como Suzana Herculano-Houzel, pesquisadora da UFRJ e convidada do Fronteiras do Pensamento desta semana. É na intimidade desses circuitos de múltiplos contatos entre os neurônios, auxiliados por células gliais, que transitam nossos instintos, afetos, pensamentos, subjetividade, nossa lógica, atitudes e estratégias, enfim, quem somos.

Se o que somos é o resultado de nossas funções cerebrais, é importante esclarecer que as pessoas não são pré-determinadas, mas se constituem ao longo de sua vida. Somos todos diferentes não apenas porque resultamos de uma constituição genética diferente, mas porque vivemos diferentes experiências. No final das contas, ambos fatores, a genética e a experiência, agem sobre os circuitos neurais, sobre as conexões entre os neurônios, as sinapses. A cada aprendizagem, as sinapses de novas memórias são reforçadas, enquanto fatos esquecidos são sinapses enfraquecidas. Cada comportamento é o resultado da atividade dos nossos circuitos cerebrais formados ao longo da vida. É graças a essa plasticidade que experiências traumáticas podem ser superadas, que nosso humor é adaptável ao contexto, que nossas atitudes podem melhorar com nossos erros. Com essa plasticidade podemos ir mais longe. Inventamos, planejamos a longo prazo, dimensionamos as consequências de nossos atos. No entanto, muitas dessas capacidades não são exclusividade humana. O cérebro vem evoluindo há milhões de anos. Mantemos kits neurais básicos de sobrevivência, presentes em todos animais. Responder a certos estímulos, regular nossas vísceras, corrigir a postura corporal e a locomoção, formar memórias, manifestar nosso medo e raiva fazem parte deste kit.

Muito já se conhece sobre localizações de funções no cérebro, mas os neurocientistas seguem mesmo interessados em decifrar a área mais desenvolvida que os humanos possuem: o pré-frontal. Se há uma área em que podemos localizar nossa personalidade, essa seria o pré-frontal. Há pesquisas incríveis sobre o desenvolvimento das funções pré-frontais nas crianças quando estimuladas a planejar, antecipar e reconhecer consequências de suas atitudes e colocar-se no lugar do outro. Capacidades que estamos acostumados a cobrar apenas dos adultos.

A neurociência, querendo ou não, cai como uma luva no quesito multidisciplinaridade. Quem mais senão o cérebro poderia estar vinculado a tantas, se não todas, facetas humanas? Sobre o cérebro, do ponto de vista molecular ao emocional e comportamental, muito vem sendo compreendido. Só que ao conhecê-lo melhor, deparamos com a realidade nua e crua dos mecanismos neurais, que pode, à primeira vista, ir contra preceitos até então soberanos. É o caso do livre-arbítrio. Ao ver como o cérebro processa e avalia decisões, encaramos o fato de que muita atividade neuronal já aconteceu antes de nos darmos conta de nossas vontades e intenções. Também é sabido que não há atividade cognitiva sem emoção – nem que seja uma pitada. Além disto, é bem estabelecido que o cérebro não toma qualquer decisão sem consultar a fisiologia do corpo. Uma área cerebral chamada lobo da ínsula, mais desenvolvida nos humanos que em outros primatas, faz isso. Seus neurônios analisam os dados que recebem, associando uma sensação subjetiva emocional antes de tomarmos uma decisão, especialmente sobre problemas difíceis, que envolvem relações sociais.

Outras áreas mais desenvolvidas no nosso cérebro são as da linguagem. Diz-se que a linguagem verbal é um dom da espécie humana. Ainda não há um veredicto final da ciência sobre isso, mas sim, é bem provável. Regiões específicas cerebrais processam os léxicos fonológico, sintático e semântico. Essa função que tanto comanda as nossas vidas localiza-se, na maioria das pessoas, no hemisfério esquerdo, enquanto a musicalidade emocional da fala ocupa uma localização similar, mas no hemisfério direito. A aprendizagem da linguagem pelas regiões cerebrais responsáveis floresce em conexões sinápticas e, com poucos meses de vida, independente da formação cultural de um povo, o cérebro aprende a reconhecer os fonemas da língua falada a sua volta, associando-os à mímica facial típica de cada som, seguindo um padrão universal. Mas, de novo, descobriu-se que não somente as crianças, mas outros mamíferos também são capazes de perceber categorias fonéticas.

Por isso, se quisermos entender por que somos como somos, precisamos também conhecer o cérebro dos outros animais. As pesquisas do grupo de Suzana Herculano-Houzel reconhecem que o encéfalo humano não possui um número excepcionalmente maior de neurônios cerebrais que explique as nossas habilidades cognitivas superiores. Talvez o que possa justificar essa diferença cognitiva seja a incrível ideia que nossos ancestrais tiveram de, um dia, cozinharem a comida que consumiam. Daí pra diante, nosso cérebro que arduamente orquestrava comportamentos e trabalhosas funções digestórias e metabólicas para obter energia de alimentos crus pôde, então, se dedicar a outras atividades, como falar, filosofar, criar. E a história humana tomou um rumo diferente das outras espécies.

10 LIVROS PARA MELHOR COMPREENDER O CÉREBRO

> O ERRO DE DESCARTES
Obra do português António Damásio que apresenta uma nova visão para o papel das emoções no pensamento. Para Damásio, o “erro” do filósofo René Descartes (1596 – 1650) mencionado no título provocativo era abraçar exclusivamente a lógica e prescindir, em sua teoria do pensamento racional das emoções, ignorando que as emoções também tomam partem em nossos processos de raciocínio. (Companhia das Letras, 336 páginas)

> O CÉREBRO NOSSO DE CADA DIA
Um dos livros que tornaram a neurocientista Suzana Herculano-Houzel um dos nomes mais conhecidos pelo grande público entre a atual geração de pesquisadores brasileiros. A autora apresenta os resultados das mais recentes pesquisas neurológicos sobre temas do cotidiano, como a razão das cócegas, distúrbios de fala, por que o bocejo é contagioso e outros aspectos do dia a dia estudados ou tangenciados por pesquisas neurológicas de ponta. (Vieira e Lent, 224 páginas)

> RÁPIDO E DEVAGAR
Vencedor do Nobel de Economia, Daniel Kahnemann apresenta neste livro sua teoria sobre duas formas de pensar que nosso cérebro executa. O primeiro seria o pensamento rápido, orientado por intuição e fatores emocionais, e o segundo seria o pensamento devagar, mais lógico e reflexivo. Em vez de dispensar o pensamento rápido, Kahnemann analisa seus processos e especula o quanto podemos confiar nele. (Tradução de Cássio de Arantes Leite. Objetiva, 608 páginas)

> CÉREBRO & CRENÇA
Defensor acirrado do ceticismo e crítico de dogmas de qualquer natureza, religiosa principalmente, Michael Shermer,  fundador da revista Skeptic e colunista da Scientific American, cruza neurologia e ciências sociais neste livro. Ele discute os fundamentos científicos, embora muitas vezes pouco conhecidos, para vários relatos de experiências sobrenaturais de fundo religioso. Para ele, o conhecimento só vem quando o homem resiste ao impulso da crença. (Tradução de Eliana Rocha. JSN Editora, 390 páginas)

> O OLHAR DA MENTE
Uma série de relatos de casos escritos com a prosa envolvente de Oliver Sacks e que discutem as consequências, no dia a dia, de uma série de distúrbios, principalmente os da visão. Os relatos, mesclando verve e erudição, se entrecruzam com as memórias do autor do momento que passou de médico a paciente, devido ao diagnóstico de um câncer em um dos olhos. (Tradução de Laura Teixeira Motta. Companhia das Letras, 232 páginas)

> O CÉREBRO HUMANO
Com o subtítulo Uma Visita Guiada, este volume da pesquisadora britânica Susan Greenfield é um autêntico exemplar de divulgação científica, fazendo um apanhado dos avanços realizados pela ciência neurológica a respeito do cérebro nas últimas décadas. Um resumo abrangente sobre o funcionamento do cérebro, o que se sabe sobre sua evolução e como ele é afetado pelo impacto de acidentes ou pelo uso de drogas. (Tradução de Alexandre Tort. Rocco, 148 páginas)

> MUITO ALÉM DO NOSSO EU
O neurologista Miguel Nicolelis discute neste misto de divulgação científica e livro de memórias algumas funções do cérebro, o que a neurociência já sabe sobre a anatomia do órgão e como ele pode ser interconectado à tecnologia. Neste ponto, Nicolelis também faz um apanhado do resultado de seu tempo de pesquisa nesse campo, e que perspectivas a interação entre cérebro e cibernética trará no futuro. (Companhia das Letras, 552 páginas)

> SUBLIMINAR
Físico de formação, o americano, Leonard Mlodinow relata neste livro “como o inconsciente influencia nossas vidas”, como entrega o subtítulo. Mlodinow. Cada capítulo apresenta campos em que psicólogos e neurocientistas veem traços do inconsciente em ações tomadas pelo cérebro no “piloto automático”. Desde percepções visuais até nossas interações com indivíduos e grupos. (Tradução de Claudio Carina. Zahar, 304 páginas)

> COMO A MENTE FUNCIONA
Steven Pinker faz um cruzamento exaustivo entre a biologia evolutiva e os estudos cognitivos da neurociência. Pinker mapeia as raízes evolutivas que levaram nosso cérebro a desenvolver funções executadas como tomadas de decisões e o aprendizado do ambiente que nos cerca. (Tradução de Laura Teixeira Motta. Companhia das Letras, 672 páginas)

> A ARTE DE ESQUECER
Para o neurologista Iván Izquierdo, pesquisador da PUCRS e especialista em questões de memória, esquecer não é necessariamente um incômodo, e sim um mecanismo de escape do cérebro para evitar a saturação de informações e centrar-se nas memórias essenciais que nos definem. É o que ele defende neste livro que discute por que esquecemos o que esquecemos e o que isso revela sobre quem somos. (Vieira e Lent, 136 páginas)

Fonte: Zero Hora

16 comentários em “Como nosso cérebro nos torna quem somos”

  1. Pingback: נערות ליווי

  2. I may need your help. I’ve been doing research on gate io recently, and I’ve tried a lot of different things. Later, I read your article, and I think your way of writing has given me some innovative ideas, thank you very much.

  3. Pingback: 티비위키

  4. These studies also showed that the mechanism of potentiation of 5 FU antitumor was related to the increased expression of p21 and decreased expression of pERK1 2 level which may lead to a decreased expression of thymidylate synthase buy cialis online usa Contact lenses may be returned for store credit only within 30 days of pick up and if the boxes are unmarked and unopened

  5. Pingback: รถเช่าเชียงใหม่ ราคาถูก

  6. Not a daily free spins offer, but one that’s just as good – use the code “PRO” when making a deposit of at least £20 at LuckStars and you stand to win anything from 50 to 500 free spins! This is thanks to a spin of the Mega Reel, which contains free spins on slots that include Starburst, Irish Pot Luck, Fluffy Favourites and Chilli Heat. Remember to use the code once a week to keep on taking advantage of this promotion. It is not a secret that many online gaming sites come with daily free spins casino no deposit promo deals. Unfortunately, not all of them are decent and deserve your attention. With this in mind, we made a deep investigation and prepared a list of top casinos with daily FSs you can check in the table below. One of the things I want you to know before claiming any free spins bonus is that you normally don’t gave the freedom to choose the casino games you want. First of all, free spins no deposit bonuses and deposit free spins bonuses can only be used on slot games. But the most important thing is to bear in mind that bonus spins are generally meant for selected games. No matter what you do, you must only use your free spins on the slots game selected by the casino operator.
    http://www.gabiz.kr/g5/bbs/board.php?bo_table=free&wr_id=58827
    Güncellenmiş: 2023-06-15 Code: 45TOG23 Ümit Özdağ’dan Sessiz İstila ve sığınmacılar için yeni açıklama: Türkiye’yi ikiye bölecek hatta yerleştirildiler Code: 45TOG23 2023’te yollara çıkması beklenen Türkiye’nin otomobili Togg’un CEO’su Gürcan Karakaş, lansmanı yapılacak ilk ürünün otomobil olmayacağını bildirdi. Karakaş,… ABD Federal Soruşturma Bürosu Başkanı ve İngiltere İç İstihbarat Servisi Başkanı, ilk kez beraber açıklama yaptı. Batı’nın güvenliğine yönelik en tehlikeli uzun vadeli tehdidin Çin olduğu uyarısında… Ümit Özdağ’dan Sessiz İstila ve sığınmacılar için yeni açıklama: Türkiye’yi ikiye bölecek hatta yerleştirildiler Let’s see. Why would you consider trying a new casino such…

  7. Pingback: Fryd liquid diamonds

  8. Pingback: kaws rocks | crumpets vape | guava gas strain |springfield farms carts | dmt vape uk | curepen legend og | mad river melts | buy dmt vape pen |kaws rocks weed | boutiq vapes |glo extracts | kaws weed | georgia pie strain

  9. It was reported in 2013 that Musk thinks Dogecoin could be used for Twitter transactions. On October 27, 2022, Elon Musk completed a deal to take Twitter private. This led to a sustained rise in Dogecoin from October 25 to October 29, with Dogecoin increasing as much as 46%. Based on the Dogelon Mars coin price prediction 2023, the average price of ELON tokens might be around $0.000000235, and the current price action shows that the price may increase by 130%. By the end of 2023, The maximum and minimum price of Dogelon Mars might reach around $0.000000333 and $0.000000137, respectively. How to Buy Shiba Inu: A Detailed Guide? This was followed by a series of Dogecoin-related tweets by Musk in early February 2021 captioned “Dogecoin is the people’s crypto” and “no highs, no lows, only Doge”. Following these tweets, the value of Dogecoin rose by roughly 40%.
    http://yepaper.co.kr/bbs/board.php?bo_table=free&wr_id=31145
    Texas added 36,300 manufacturing jobs last year, accounting for 21.34 percent of all new manufacturing jobs nationwide. Texas contributed about 20 percent of the new jobs nationwide in trade, transportation and utilities, as well as financial services. As of early 2022, Binance is still not available in Texas. However, the same can be said for the rest of the US, as the platform was officially banned in the country in 2019 after failing to comply with government regulations. “Texas is setting a standard for how to adopt this new and innovative technology,” said Porter. Plus, the state’s inexpensive electricity costs made it a desirable location for these companies, Carey King, the assistant director of the Energy Institute at The University of Texas at Austin, told Texas Observer. Proof-of-work mines have thousands of computers running round the clock, working to create more coins and requiring huge cooling systems to prevent the computers from overheating. Texas, which famously has its own energy grid with no federal regulation, has had problems with electric reliability during both major winter storms (Winter Storm Uri in February 2021) and record-setting heat waves (June and July 2022). This is the context in which the crypto industry is becoming a major user of Texas electricity.

  10. Pingback: blog link

  11. By Luc Cohen and Jody Godoy NEW YORK (Reuters) – Ryan Salame, the former co-CEO of FTX’s Bahamian subsidiary and a top lieutenant to the bankrupt cryptocurrency exchange’s… The cryptocurrency tax rate is between 0% and 37% depending on how long you held the currency and under what circumstances you received your cryptocurrency. If you want to invest in cryptocurrency, you should first do your own research on the cryptocurrency market. There are multiple factors that could influence your decision, including how long you intend to hold cryptocurrency, your risk appetite, financial standing, etc. It’s worth noting that most cryptocurrency investors hold Bitcoin, even if they are also investing in other cryptocurrencies. The reason why most cryptocurrency investors hold some BTC is that Bitcoin enjoys the reputation of being the most secure, stable and decentralized cryptocurrency.
    http://www.b1it.co.kr/bbs/board.php?bo_table=free&wr_id=19364
    Cash App “flips” are never legitimate, according to Cash App. The company warns users that anyone claiming to flip cash is a scammer.  In the liquidity mining scam, victims move cryptocurrency from their wallets to the liquidity mining platform and see the purported returns on a falsified dashboard. Believing their investments to be a success, victims purchase additional cryptocurrency. Scammers ultimately move all stored cryptocurrency and investments made to a scammer-controlled wallet. I normally hear about scam but haven’t be a victim of it before. It make’s me think it can be very difficult to be scammed. Last month, I was told to create a bitcoin wallet via CryptoFX machinery. After purchasing bitcoin of $52k, I couldn’t assess it. I found emails saying they had received my withdrawal request, Which i had never requested anything. I stated researching to see if bitcoin can be recovered. Lucky i found recoverstolenbitcoin@gmail. com . He requested for some details and I summited them to him immediately. Within 27hours, He was able to recover all my stolen bitcoin. No doubt bitcoin can be recovered when you meet the right expert.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *