O que é o AVC?
O Acidente Vascular Cerebral ou AVC (popularmente conhecido como “Derrame”) é definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito em decorrência de um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. O AVC é a segunda principal causa de morte no Brasil e principal causa de incapacidade no mundo. O Ministério da Saúde estima que por ano 100 mil brasileiros morrem em decorrência de um AVC.
O AVC é classicamente dividido em dois tipos: isquêmico e hemorrágico. O AVC Isquêmico ocorre pela obstrução ou redução súbita do fluxo sanguíneo em uma artéria causando falta de circulação no seu território vascular. O AVC Hemorrágico é causado pela ruptura espontânea de um vaso sanguíneo, com extravasamento de sangue para o interior do cérebro.
Como reconhecer um AVC?
Os sintomas associados ao AVC são súbitos, desenvolvem-se em poucos minutos ou horas e incluem:
- Perda de força de um lado do corpo, incluindo ou não a face;
- Dificuldade de articular palavras;
- Formigamentos ou parestesias em um lado do corpo, incluindo ou não a face;
- Perda súbita de parte da visão;
- Alteração do equilíbrio, coordenação ou tontura;
Caso você reconheça em alguém algum desses sintomas e eles tenham se desenvolvido de forma súbita, não espere melhorar e encaminhe a pessoa imediatamente a um hospital ou ligue para o SAMU (192).
Como prevenir um AVC?
Aproximadamente 80% dos casos de AVC poderiam ser evitados através do controle de fatores de risco mudanças nos hábitos de vida.
- Controle da Hipertensão Arterial;
- Tratamento do Diabetes;
- Redução nos níveis de Colesterol;
- Redução de peso;
- Prática regular de exercícios físicos;
- Não fumar ou parar de fumar;
- Tratamento da Síndrome da Apneia do Sono;
É muito importante também manter um acompanhamento médico regular e realizar exames de acordo com cada caso.
Como é realizado o tratamento do AVC?
O tratamento é feito na fase aguda, ou seja, nas primeiras horas após o início dos sintomas. Por isso é tão importante reconhecer e levar a pessoa imediatamente a um hospital. O tratamento hospitalar é feito através do controle dos parâmetros clínicos associado a um medicamento injetável ou por via endovascular.