Nós vivemos na era de ouro da multitarefa.
A tecnologia possibilitou o envio de e-mails em uma caminhada, o envio de uma mensagem para o seu parceiro no trabalho e a conclusão de um jogo em sala de aula.
Você pode conversar com alguém enquanto navega pelo Twitter. Você pode ler um artigo enquanto conecta dados a uma planilha.
Em alguns ambientes de trabalho, Slack e Google Chat não são apenas formas de comunicação aceitas, mas necessárias. É comum que os trabalhadores modernos passem seus dias lidando com e-mails, tarefas e um fluxo constante de conversas entre os colegas ao mesmo tempo.
Mas infelizmente, ser multitarefa não é uma habilidade para se aprimorar, está mais para uma armadilha a ser evitada.
De acordo com um estudo publicado recentemente na revista Proceedings da National Academy of Sciences, a multitarefa está afetando gravemente nossas células cerebrais, com “multitarefas de mídia pesada” — pessoas que alternam constantemente entre telas, guias e aplicativos — estamos eventualmente desenvolvendo memórias mais fracas.
“50% das pessoas acham que são ótimas em multitarefas, mas apenas 1% realmente é, então 49% dessas pessoas estão se iludindo.”
“Os escaneamentos cerebrais mostraram que a multitarefa crônica afina o córtex pré-frontal”, explica o psicólogo Joshua Ehrlich, coach e presidente do Global Leadership Council, uma empresa de consultoria e coaching executivo.
“Então, a parte do seu cérebro que você precisa para se concentrar — o que na neurociência é chamada de função executiva, que te faz se concentrar em algo, planejar e decidir – fica frito. É neurotóxico.”
É uma descoberta que é especialmente preocupante para as pessoas cujos trabalhos exigem que elas sejam multitarefas.
Mas, embora você provavelmente não seja capaz de evitar a multitarefa, existem maneiras de reduzir os efeitos prejudiciais.
Lembre-se de que você não é tão bom em realizar multitarefas quanto pensa.
Em primeiro lugar, além de a multitarefa poder atrapalhar seu cérebro a longo prazo, também o atrapalha a curto prazo.
“Se você faz alguém fazer duas coisas ao mesmo tempo, sempre há alguma interferência”, diz Gordon Logan, professor de psicologia da Universidade Vanderbilt.
“Se você tiver que identificar letras e duas letras aparecerem ao mesmo tempo, é mais difícil fazer isso do que se aparecerem uma após a outra.”
E, embora muitas pessoas afirmem que são muito boas em realizar multitarefas, na realidade, os especialistas dizem que apenas 1% da população é algo chamado “super multitarefas”, ou pessoas que podem realizar muitas tarefas simultaneamente sem a alterar a qualidade do trabalho.
“As estimativas das pessoas sobre suas próprias habilidades multitarefa são quase sempre mais altas”, diz Michael K. Gardner, professor de psicologia educacional da Universidade de Utah.
A capacidade de super multitarefa provavelmente é genética, então não importa o quão bem você pense que tenha treinado, se você fizer um milhão de coisas ao mesmo tempo, a dura verdade é que você simplesmente não está tão conectado quanto pensa.
Force-se a realizar períodos de foco.
Ficar em apenas uma tarefa de cada vez é mais fácil falar do que fazer, especialmente porque estamos tão acostumados a trocar de abas que somos essencialmente viciados nisso.
Mas se você treinar seu cérebro para se concentrar em uma tarefa por um período prolongado, você pode, eventualmente, reduzir a coceira para trocar de aba.
Gardner recomenda gastar pelo menos 15 minutos em qualquer tarefa antes de trocar para outra.
“Eu tentaria fazer desenvolvimentos mais longos, porque há um custo quando você fica trocando de uma atividade para outra, exige que você volte a engrenar no assunto”, diz ele.
“Você não quer fazer isso a cada minuto, indo e voltando. Isso é muito comum, mas a cada 15 minutos pode funcionar. Cada hora pode ser melhor.”
Desligue as notificações.
Uma das razões pelas quais fazemos várias tarefas é que continuamos nos distraindo com as pequenas notificações implorando por nossa atenção.
“Eu sou conduzido pelas interrupções, estou trabalhando em algo e um e-mail aparece e eu olho para ele”, diz Logan. “A dificuldade da multitarefa é ser interrompido.”
E, na realidade, a maioria dessas interrupções provavelmente pode esperar.
“Pergunte a si mesmo: quantas dessas coisas eu realmente devo responder e quantas delas eu acabei de ser programado para acreditar que devo responder?”
“De vez em quando, há algo super importante que você precisa responder, então você tem medo de deixar passar essa coisa importante. Mas a questão é que 90% das vezes não é isso, mas você continua checando as notificações.”
Livre-se da tentação. Desative suas notificações do e-mail, silencie seu telefone ou configure-o para que você não seja notificado se alguém enviar uma mensagem para você.
Certifique-se de que familiares e amigos saibam que podem ligar para você em uma emergência, mas caso contrário, não será necessário respondê-los imediatamente.
Verifique seu e-mail apenas a cada hora.
Mesmo que suas notificações estejam desativadas, é importante limitar as interrupções, como verificar e-mails.
Uma pesquisa mostrou que a pessoa média verifica seu e-mail cerca de 15 vezes por dia — mas, a menos que você esteja esperando por algo importante ou oportuno, provavelmente poderá reduzir as visitas à sua caixa de entrada.
“Percebo que as pessoas não podem simplesmente deixar o e-mail desativado por um dia inteiro, mas talvez deixá-lo por uma ou duas horas e depois passar de 10 a 15 minutos respondendo aos e-mails aos quais você precisa responder”, diz Gardner.
“Você pode informar seus colegas: ‘Se você precisar entrar em contato comigo, eu retornarei o contato, pois há períodos em que não verei o e-mail.”
Mesmo que seja seu chefe enviando um e-mail, você não precisa necessariamente responder imediatamente.
“Quando eu ensino sobre isso, as pessoas dizem: ‘Sim, meu chefe espera que eu responda imediatamente’”, diz Erlich.
“Mas quando eu falo com os chefes, eles ficam tipo ‘Não, na verdade, eu contratei essa pessoa para pensar, e se a verificação constante está atrapalhando isso, eu não quero isso’.”
Esclareça isso com o seu empregador, mas se ele lhe atribuiu uma certa tarefa, provavelmente ele quer que você se concentre nisso ao em vez de se concentrar nele.
Feche as abas abertas.
Quando você tem um monte de abas abertas ao mesmo tempo, é fácil sentir a coceira para verificar as coisas que você provavelmente não precisa ou alternar entre as tarefas sem pensar.
Mas se você minimizar as abas que você não precisa ou fechá-las completamente, você pode enganar seu cérebro para esquecer o tweet que acabou de enviar ou o chat que você acabou de receber.
Por exemplo, quando estou trabalhando em uma história, mantenho o rascunho e quaisquer artigos que estou usando como referência em uma janela.
Todo o resto — meu e-mail, Twitter, palavras cruzadas inacabadas — é enviado para a barra de ferramentas até que eu termine com a tarefa em mãos.
Você também pode tentar manter programas desnecessários em uma tela separada, para que você não possa vê-los na barra de ferramentas.
Pratique Mindfulness.
De acordo com Ehrlich, treinar seu cérebro para desligar temporariamente pode ajudar a diminuir os efeitos nocivos da multitarefa.
“A multitarefa é neurotóxica para o córtex pré-frontal. Mas quando eu pratico mindfulness, quando eu pratico focar e estar presente e fazendo uma coisa de cada vez, essa área fica mais espessa”, diz Ehrlich.
“Não é imediato. São milhares de horas e muita prática. Mas a multitarefa crônica dificulta o foco, e a atenção plena aumenta o foco.”
Você pode tentar exercícios de meditação ou se concentrar na respiração, mas também pode se afastar da tela e dar uma volta pelo quarteirão.
“Toda vez que voltamos nossa atenção para o presente, para o que queremos fazer, isso fortalece nossa força de vontade, a parte de foco de nosso cérebro”, diz Ehrlich.
A reflexão antes de tentar ser multitarefa:
“Faça a pergunta: qual é a coisa mais importante a fazer agora? Eu quero realizar multitarefas? Isso é realmente o que eu quero fazer? Se fizermos essa pergunta de priorização mais importante, então nos concentraremos melhor.”
Fonte: Aleteia.pt