O conjunto de recursos tecnológicos aplicados à neurocirurgia
Instituto de Neurocirurgia Minimamente Invasiva
O conceito que se traduz em reprodução dos resultados das técnicas neurocirurgicas clássicas, com uma maior preocupação em reduzir o impacto do procedimento para o paciente
Rua Teixeira da Silva, 34 cj. 93, São Paulo/SP
Tel.: 11 3804.4297 ou 11 3804.4292
contato@inmi.com.br
Sobre o INMI
Mais que apenas um conjunto de recursos tecnológicos aplicados à neurocirurgia, a neurocirurgia minimamente invasiva é um conceito que se traduz em reprodução dos resultados das técnicas neurocirúrgicas clássicas, com uma maior preocupação em reduzir o impacto do procedimento para o paciente.
Isto se traduz em menor tempo de internação, menor incômodo pós-operatório e, consequentemente, maior eficiência de resultados.
Por ser um conceito novo e em desenvolvimento, a necessidade de constante atualização e pesquisa é uma prioridade, por isso resolvemos nos unir em um grupo que têm a neurocirurgia minimamente invasiva como um interesse em comum.
Patologias e Tratamentos
Menor tempo de internação, menor incômodo pós-operatório e, consequentemente, maior eficiência de resultados.
TAP Test
É uma avaliação da resposta ao tratamento cirúrgico para Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN).
Aneurismas Cerebrais
Aneurismas cerebrais são responsáveis por 75 a 80% de todas as hemorragias chamadas subaracnóideo.
Tumores da Hipófise
A hipófise é uma glândula localizada no crânio que apresenta uma íntima conexão (inclusive anatômica) com o sistema nervoso.
Neuroradiologia Intervencionista
Quando o aneurisma é descoberto depois de ter se rompido temos uma emergência médica. A prioridade é garantir que não haja uma repetição do sangramento.
Schwannoma vestibular (Neurinoma do acústico)
Os neurinomas do acústico (NA) são tumores pouco frequentes, de crescimento normalmente lento, que se originam do nervo que conecta a audição ao cérebro.
Os Especialistas
A equipe que atua e contribui para a aplicação INMI
Dr. Marcelo Prudente do Espirito Santo
Neurocirurgião
Dr. Marcelo Prudente do Espírito Santo
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1988-1993),
com residência médica em Neurocirurgia pela Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995-2000). Também realizou curso de aperfeiçoamento em Neurocirurgia Minimamente Invasiva pela University of Pittsburgh School of Medicine (2008), onde foi Visiting Scholar.
Tem título de Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e é International Member do Congress of Neurological Surgeons.
Foi diretor da Liga de Combate à Epilepsia de junho de 1992 a junho de 1993 e é fundador da Liga Acadêmica de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1997). Tem artigos públicos em revistas nacionais e estrangeiras.
Desde 2000, é médico assistente do Departamento de Neurologia/Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde atua na Equipe de Emergência da Divisão de Clínica Neurocirúrgica e no Grupo de Neurocirurgia da Base do Crânio.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7821017549574378
Dr. Brasil Chian Ping Jeng
Neurocirurgião
Dr. Brasil Chian Ping Jeng
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1998-2003),
com residência médica em Neurocirurgia pela Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005-2009).
Em 2010, fez estágio em neurocirurgia vascular no Barrow Neurological Institute da cidade de Phoenix, AZ (Estados Unidos).
Obteve o título de Doutor em Ciências pela USP em 2019 defendendo a tese “Avaliação da Pressão Intracraniana pelo Ultrassom da Bainha do Nervo Óptico em Modelo Animal de Hematoma Intracerebral” .
Atualmente, é médico assistente do Departamento de Neurologia/Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde atua na Equipe de Emergência da Divisão de Clínica Neurocirúrgica e no Grupo de Neurocirurgia Vascular.
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/9635311554250883
Dr. Paulo Puglia Junior
Radio Intervencionista
Dr. Paulo Puglia Junior
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP- São Paulo (1985-1990), com Residência Médica em Neurologia Clínica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (1992-1995), Estágio em Neurorradiologia Vascular, Intervencionista na Divisão de Diagnóstico por Imagem do Instituto do Coração- HCFMUSP (1995-30/11/1997) e Doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP- São Paulo (1999), com a Tese “Tratamento Endovascular das Dissecções e Pseudoaneurismas da Artéria Vertebral”.
Bolsista de Pós-Doutorado na Fondation Ophtalmologique Adolphe de Rothschild, França , no ano 2.000, com o Tema “Fístulas durais intracranianas: fatores prognósticos após tratamento endovascular”.
Desde 1996 é médico assistente do Departamento de Radiologia/Setor de Neurorradiologia Vascular, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde desenvolve atividades didáticas, acadêmicas e clínicas, com experiência no diagnóstico e tratamento de aneurismas, malformações e fístulas arteriovenosas, além de outras doenças vasculares do encéfalo e medula espinhal.
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/8420085547634228
Dra. Fernanda Letkaske de Miranda Jeng
Fisioterapeuta
Dra. Fernanda Letkaske de Miranda Jeng
Graduada em fisioterapia pela Universidade Capital (2003 – 2006), com especialização em Fisioterapia Neurológica Funcional Adulto e pediátrica pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2007 – 2008).
Colaboradora do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral da divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina USP – Ênfase em distúrbios da marcha (2009 – 2011).
Coautora do livro Hidrocefalia de Pressão Normal – do reconhecimento da doença ao tratamento multiprofissional. São Paulo: Segmento Farma, 2012 – Parte II: Reabilitação da marcha – Capítulos 7, 8, 9, 10, 11 e 12.
Após apresentação do projeto “Ocorrência de quedas em pacientes com Hidrocefalia de Pressão Normal” no Departamento de Neurologia HC/FMUSP, em 20/11/2015, a Dra. Fernanda Letkaske de Miranda Jeng foi aprovada para matrícula no programa de Pós-Graduação da USP (Mestrado).
Atualmente, é Fisioterapeuta home care perita em reabilitação neurológica e instrutora de pilates na clinica Azen corpo e saúde.
Agende uma consulta com a gente
Rua Teixeira da Silva, 34 cj. 93
Telefone 11 3804.4297 / 11 3804.4292