Entenda o que é a microcefalia

A notícia de que Pernambuco está em estado de emergência em função do aumento de casos de microcefalia no estado trouxe diversas dúvidas a mães e gestantes sobre a origem dessa malformação, que compromete o desenvolvimento adequado do cérebro do bebê.

O que é a microcefalia?
A microcefalia é uma condição neurológica em que a cabeça do recém-nascido é menor quando comparada ao padrão daquela mesma idade e sexo. Neste caso, os bebês com essa malformação congênita nascem com um perímetro cefálico menor do que o normal, que habitualmente é superior a 33 cm.

Quais as causas desta condição?
Em geral, a malformação congênita está associada a uma série de fatores de diferentes origens. Pode ser o uso de substâncias químicas durante a gravidez, como drogas, contaminação por radiação e infeccção por agentes biológicos, como bactérias, vírus e ainda radiação.

Por que há um aumento do número de casos de microcefalia em Pernambuco?
A Secretaria de Saúde do Estado está analisando diversas possíveis causas para essas ocorrências, entre elas: infecções congênitas (rubéola, sífilis, varicela, toxoplasmose), agressões teratogênicas (drogas como talidomida, aspirina, tetraciclina, calmantes), alcoolismo materno, drogadição (cocaína), infecções provocadas por dengue, chikungunya ou zika, entre outros. A causa ainda não está confirmada, mas o Ministério da Saúde já apontou uma probabilidade de ter relação com o zika vírus.

Quais estados estão registrando crescimento de casos de microcefalia acima da média?
O Ministério da Saúde está acompanhando os casos de microcefalia em Pernambuco, estado que tem apresentado aumento de casos da doença, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como situação inusitada em termos de saúde. Há relatos de profissionais de saúde sobre o mesmo ocorrido nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. As suspeitas estão sendo investigadas e todos esses locais contam com a atuação de profissionais de saúde do ministério.

Há registro de ‘surtos’ de microcefalia em outros países?
Por enquanto, não há relatos na literatura científica e nem casos registrados em outros países da associação do zika vírus com a microcefalia. No entanto, de acordo com o ministério, nenhuma hipótese está sendo descartada.

O bebê com microcefalia pode morrer ou ter sequelas?
Cerca de 90% das microcefalias estão associadas com retardo mental, exceto nas de origem familiar, que podem ter o desenvolvimento cognitivo normal. O tipo e o nível de gravidade da sequela vão variar caso a caso. Tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e a qualidade de vida.

Como é feito o diagnóstico de microcefalia?
Após o nascimento do recém-nascido, o primeiro exame físico é rotina nos berçários e deve ser feito em até 24 horas do nascimento. Este período é um dos principais momentos para se realizar busca ativa de possíveis anomalias congênitas. A microcefalia também pode ser identificada ainda durante a gravidez, nos exames pré-natais.

Qual é o tratamento para a microcefalia?
Dependendo do tipo de microcefalia, é possível corrigir a anomalia por meio de cirurgia. Geralmente, as crianças precisam de acompanhamento após o primeiro ano de vida. Nos casos de microcefalia óssea existem tratamentos que propiciam um desenvolvimento normal do cérebro.

Quais exames estão sendo realizados nas crianças e nas gestantes dos estados (PE, RN e PB) que já notificaram o Ministério da Saúde?
A partir dos casos identificados em Pernambuco, estão sendo realizadas investigações epidemiológicas de campo, tais como: revisão de prontuários e outros registros de atendimento médico da gestante e do recém-nascido. Também estão sendo feitas entrevistas com as mães por meio de questionário. Os casos seguem para investigação laboratorial e exames de imagem como a tomografia computadorizada de crânio.

Quais as recomendações do Ministério da Saúde às gestantes?
As recomendações são para que façam exames de pré-natal, evitem álcool e drogas, não usem medicamentos sem orientação médica e se protejam de mosquitos.

Segundo o Ministério da Saúde, é importante que as gestantes e suas famílias adotem medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doenças, retirando recipientes que tenham água parada e cobrindo adequadamente locais de armazenamento de água.

Além disso, também recomenda que as famílias evitem o contato com mosquitos: mantenham portas e janelas fechadas ou teladas, que as gestantes usem calça e camisa de manga comprida e utilizem repelentes para evitar picadas.

O Ministério da Saúde informou, nesta terça-feira (24), que já foram notificados 739 casos suspeitos de microcefalia em 160 cidades de nove estados do país. A principal hipótese para o surto continua sendo o contágio por zika vírus – identificado no Brasil pela primeira vez em abril.

O maior número de ocorrências ocorreu em Pernambuco – 487. No início da entrevista, o ministério havia divulgado que havia 520 casos suspeitos no país, mas os dados de Pernambuco foram atualizados ao final do anúncio.

Depois de Pernambuco, os estados com mais registros são Paraíba (96), Sergipe (54), Rio Grande do Norte (47), Piauí (27), Alagoas (10), Ceará (9), Bahia (8) e Goiás (1). Há uma morte sendo investigada, no Rio Grande do Norte. Até o dia 16 de novembro, quando foi divulgado o último boletim, havia 399 casos, em sete estados.

O aumento dos casos de microcefalia e a hipótese de uma relação com o vírus foram comunicados “verbalmente” à diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/ONU), Carissa Etienne, na semana passada. O zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e o chikungunya.

“Todos os cientistas que tivemos contato até agora atribuem o surto de microcefalia, por enquanto circunscrito ao Nordeste, principalmente no estado de Pernambuco, ao zika vírus”, declarou. “Estamos com o problema potencializado. Além da dengue, que mata, além da chikungunya, que aleija temporariamente, temos o zika vírus, que aparentemente causa a microcefalia. [É] um problema de dimensões muito grandes que temos que enfrentar”, disse o ministro Marcelo Castro.

Contra o mosquito
Até o momento, não há nenhum tipo de tratamento disponível para a fase aguda da infecção por zika vírus, que dura cerca de três dias. O Ministério da Saúde orienta que grávidas ou mulheres que pretendem engravidar tenham “cuidado redobrado” para evitar infecções virais.

Os principais sintomas são febre baixa e manchas pelo corpo (exantema). Caso a relação do vírus com a anomalia na gravidez seja confirmada, o ministério afirma que vai “trabalhar ainda mais na prevenção e no combate ao mosquito transmissor”.

O ministro Marcelo Castro diz considerar diversas possibilidades para o combate à doença, que variam entre pôr telas com inseticidas em casas a inserir mosquitos transgênicos no meio ambiente.

Fonte: EBC e Globo.com

26 comentários em “Entenda o que é a microcefalia”

  1. Pingback: paid surveys

  2. I may need your help. I’ve been doing research on gate io recently, and I’ve tried a lot of different things. Later, I read your article, and I think your way of writing has given me some innovative ideas, thank you very much.

  3. I may need your help. I’ve been doing research on gate io recently, and I’ve tried a lot of different things. Later, I read your article, and I think your way of writing has given me some innovative ideas, thank you very much.

  4. Pingback: locksmith Richwood

  5. Hey there! I could have sworn I’ve been to this website before but after browsing through some
    of the post I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m definitely delighted I
    found it and I’ll be book-marking and checking back frequently!

  6. It’s in point of fact a nice and helpful piece of information.
    I am satisfied that you shared this useful info with
    us. Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.

  7. It’s awesome to visit this web page and reading the
    views of all mates concerning this piece of writing, while I am also zealous of getting
    familiarity.

  8. whoah this weblog is fantastic i like reading your posts.
    Stay up the good work! You realize, a lot of persons are searching
    around for this information, you could help them greatly.

  9. hi!,I really like your writing so much! proportion we keep in touch
    more about your post on AOL? I need a specialist on this house to
    resolve my problem. May be that’s you! Looking ahead to see
    you.

  10. Good day! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds
    me of my old room mate! He always kept chatting about
    this. I will forward this post to him. Pretty sure he will have a good read.
    Thanks for sharing!

  11. Pingback: 늑대닷컴

  12. Hey! Someone in my Myspace group shared this website
    with us so I came to check it out. I’m definitely loving the information. I’m book-marking and will be tweeting this to my
    followers! Exceptional blog and great design and style.

  13. Fantastic items from you, man. I have bear in mind your stuff prior
    to and you are just extremely fantastic. I actually like what you’ve received right
    here, really like what you are stating and the way in which during which you
    are saying it. You are making it entertaining and you continue to
    care for to keep it smart. I cant wait to learn far more
    from you. This is actually a tremendous web site.

  14. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something.
    I think that you could do with some pics to drive the message home a little bit, but other than that, this
    is great blog. A great read. I will definitely be back.

  15. I’m truly enjoying the design and layout of your blog.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more
    enjoyable for me to come here and visit more often. Did you hire out a developer to
    create your theme? Superb work!

  16. Its like you learn my thoughts! You appear to know so
    much about this, like you wrote the ebook in it or something.

    I believe that you could do with some percent to pressure the message home a bit, however other than that, this
    is wonderful blog. A great read. I’ll certainly be back.

  17. Hello, I think your site might be having browser compatibility issues.

    When I look at your blog site in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some
    overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, very good blog!

  18. I believe everything wrote was very reasonable.

    However, consider this, what if you added a little content?
    I ain’t saying your content is not solid, but what if you added something to maybe grab people’s attention? I mean Entenda o que é a microcefalia – INMI is a little boring.

    You ought to peek at Yahoo’s front page and note how they create article headlines to grab
    viewers to click. You might add a related video or a related pic or two to get people excited about what you’ve got to say.
    Just my opinion, it could make your blog a little bit more interesting.

  19. I seriously love your website.. Very nice colors & theme.
    Did you make this site yourself? Please reply back as I’m planning to create my own blog and would like to know where
    you got this from or what the theme is called. Appreciate it!

  20. Pingback: anydesk.net.br|anydesk.net.br|anydesk.net.br|anydesk.net.br|https://anydesk.net.br|https://anydesk.net.br|https://anydesk.net.br|https://www.anydesk.net.br/|https://www.anydesk.net.br/|https://www.anydesk.net.br/|www.anydesk.net.br|www.anydesk.net.br|www.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *