Lombalgia e qualidade de vida
Já sentiu dor na lombar? Cerca de 540 milhões de pessoas no mundo sofrem de lombalgia. A coluna vertebral é a parte do corpo que mais sustenta peso, por isso ela está mais sujeita ao trauma. Não é a toa que ela é a segunda causa de consultas médicas gerais.
É mais provável que a lombalgia aconteça em idosos devido ao desgaste das estruturas da coluna durante a vida, mas há inúmeros hábitos que prejudicam a lombar de jovens e adultos como má postura, sedentarismo, carregar excesso de peso, esforços repetitivos, inflamação, entre outros.
Entre 65% e 80% da população mundial sente dor na coluna em algum momento da vida. 50% melhora após 1 semana, 90% após 8 semanas e apenas 5% prosseguem com a dor crônica. Nesse caso, é necessário buscar atendimento médico.
É comum, mas pode ser evitada
Não tem segredo, uma das prevenções mais eficientes é manter a postura, independente da atividade. Praticar exercícios regularmente para fortalecer a região também é importante, contudo que você respeite as suas limitações. Foque em atividades de baixa intensidade como natação e caminhada e alongue-se antes de começar.
Mas se você já foi pego pela lombalgia, há formas alternativas além dos famosos analgésicos que podem te ajudar.
Importante: Não exagere no repouso, pois ele pode piorar a sua dor. O ideal é encontrar maneiras brandas de exercitar o local.
Yoga
Existe uma modalidade na Yoga chamada Lynar. Cada movimento trabalha o desenvolvimento de áreas do corpo ligadas à origem das dores. No caso da lombalgia, é necessário investir em movimentos para manter a rotação das coxas para trás. Esta rotação estabiliza o tronco, melhorando o alinhamento das vértebras e possibilitando o posicionamento correto da coluna vertebral.
Técnicas minimamente invasivas
As técnicas minimamente invasivas têm ganhado terreno na Medicina. A radiofrequência é feita com anestesia local e é indicada para pacientes que não podem ou não querem ser submetidos a cirurgias abertas.
Massagem terapêutica
A massagem terapêutica não deve ser confundida com a massagem relaxante comum. A ideia é realizar movimentos que afetam positivamente o organismo, promovendo relaxamento muscular, melhorando a circulação local, reduzindo o estresse e criando uma sensação de conforto. Já existem evidências de que a massagem terapêutica não só diminui a dor no local, mas também incapacidade decorrente dela.
Fisioterapia
O tratamento fisioterapêutico para dor lombar pode ser feito com uso de aparelhos e alongamentos para alívio da dor, além de massagens para relaxar os músculos tensos e correção postural através de exercícios para eliminar a causa da dor.