Populares teste de QI (Quoficiente de Inteligência) têm sido bastante criticados, já que estudos diversos não conseguiram encontrar evidência conclusiva de que essa métrica seja relevante para predizer o sucesso da vida de uma pessoa. Então quer dizer que o teste de QI é completamente inútil? Talvez não. Um novo estudo revelou que pessoas com mais alto QI têm menor risco de desenvolver esquizofrenia, mesmo com predisposição genética. Kenneth Kendler da Virginia Commonwealth University é o autor principal do paper que apresenta a pesquisa, publicado na The American Journal of Psychiatry.
O estudo analisou a pontuação de QI de mais de 1,2 milhão de homens suecos, que fizeram o teste entre 18 e 20 anos de idade, entre os anos de 1979 a 1995. Em seguida, foram rastreadas hospitalizações ligadas à esquizofrenia entre os anos de 1986 a2010. A equipe de Kendler descobriu uma ligação entre esquizofrenia e pontuação de QI, relacionada aos irmãos de um indivíduo.
“O que realmente prediz um risco de esquizofrenia é o quanto você desvia do índice de QI de seus parentes”, explica Kendler. “Se você está muito abaixo da média da família, tem um risco alto de esquizofrenia.”