Por que o Coringa ri tanto?

A risada excêntrica e incontrolável de Arthur Flex, personagem interpretado pelo Joaquin Phoenix, é uma das características mais marcantes do filme Coringa.

As gargalhadas constantes parecem um mero apetrecho para tornar o papel do ator ainda mais macabro, mas há grandes hipóteses de que elas sejam um sintoma de uma doença chamada epilepsia gelástica.

“Gelástica” vem do grego Gelastikos, que significa “riso”. Essa categoria de epilepsia é extremamente rara e costuma se manifestar na infância.

A epilepsia gelástica geralmente se origina de um tumor no hipotálamo, mas também pode haver envolvimento dos lobos frontal e temporal.

O hipotálamo é uma estrutura localizada no centro cerebral, fundamental para o bom funcionamento do organismo de forma geral, por isso esse tipo de epilepsia é tão perigoso.

A crise de gargalhadas é o sintoma mais evidente e aparece subitamente, sem nenhum motivo. Assim que termina, o paciente pode sentir uma certa confusão ou sonolência. A medicina ainda está estudando os motivos que causam a risada incontrolável.

Diagnóstico

O caso de epilepsia gelástica pede atenção dos familiares sobre a percepção da crise de risos do paciente. Posteriormente, é feita uma investigação por meio de uma ressonância com foco na região do tálamo e hipotálamo e um encéfalograma, que vai avaliar a atividade elétrica do tecido cerebral.

Tratamento

Esse tipo de condição geralmente é controlado com drogas antiepilépticas e, em alguns casos, com cirurgia. Se ficar sem tomar medicamento, um paciente pode ter crises diárias. Com tratamento, as convulsões podem se reduzir a uma ou duas por mês – ou até desaparecer, dependendo de cada caso.